Saúde Ocupacional
1. CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.
Qualidade de vida nada mais é do que poder estar bem aonde se passa a maior parte do dia e da vida, o local de trabalho. Destinado a ser o ganha pão da sociedade, o local onde passamos no minimo seis (6) horas por dia. Começou-se a notar a falta de ânimo dos colaboradores ao chegar as suas respectivas empresas, isso começou a acarretar problemas pessoais, trazendo consigo a necessidade de mudança.
Segundo Walton (1973), nos dias atuais a qualidade de vida no trabalho vem descrito como compensadores do passado, aquilo que foi esquecido por culpa da industrialização e da importancia somente do processo produtivo, porém os autores Huse e Cummings (1985) vêem qualidade de vida no trabalho como recompensa aos esforços de seus colaboradores abrindo aí dois pontos a serem pensados:
⦁ Preocupção com o colaborador, em vista seu bem estar físico e mental;
⦁ O que o colaborador vai acrescentar tendo essa qualidade de vida na organização.
Uma terceira opnião, o autor Guest (1979) titula qualidade de vida no trabalho como um processo reciproco: Atribui a qualidade de vida aos colaboradores visando os resultados e a participação nas tomadas de decisão. http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/34471/conceito-de-qualidade-de-vida-no-trabalho-qvt 2. CONCEITO DE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
Chiavenato (2004) descreve Cultura Organizacional como um iceberg, tendo em vista isso, ele diz que tudo o que é extremamente exposto é mais fácil de identificar, onde isso seria a ponta do iceberg. Aquilo de concreto e que não se vê do gelo. “Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura” (CHIAVENATO, 2004, p. 122). O consultor norte-americano Warren G. Bennis, diz que: “Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a