Saúde mental e psicologia do trabalho
SALA 8A – NOTURNA
ALUNO (S): _Patrícia Xavier Rodrigues E Marta Oliveira Duarte Amanda Garajau Da Souza
SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Saúde mental não restringe apenas à cura de doenças ou sua prevenção, mas busca como resultado melhores condições de saúde para a população.
A psicopatologia tradicional está alicerçada no modelo clássico da fisiopatologia das doenças que afetam o corpo (diagnóstico das doenças mentais, dos transtornos mentais orgânicos, da esquizofrenia, dos transtornos do humor e dos inúmeros transtornos de personalidade). Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses de pendem da estrutura da personalidade que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida.
Atualmente, a “pressão” constante existente em quase todo mundo é uma ameaça certeira sobre milhares de pessoas sintam-se sobressaltadas, pois sua grande ferramenta, que é a força do trabalho, pode ser dispensada a qualquer momento. Assim, o mundo do trabalho torna-se, de forma rápida e surpreendente, um complexo monstruoso, que se por um lado poderia ajudar auxiliar o homem em sua qualidade de vida, por outro lado-patrocinado pelos que mantêm o controle do capital, da ferramenta diária que movimenta a escolha de prioridades, avassala o homem em todos os seus aspectos.
Paradoxos
Homem X Trabalho = sujeito, trabalho, produto, consumo, lucro (esses elementos
(A situação que hoje vivemos, nada mas é do que o reflexo do capitalismo e das inovações tecnológicas que, para Melhor rendimento e Maior produção desenvolveu métodos eficientes e muitas vezes esses métodos deixaram de fora a mão-de-obra humana.
Com toda a concorrência “humana” o trabalhador vai ficando cada vez mais estressado, angustiado, e muitas vezes frustrados c/ o desprezo. A