Saúde em SP
São Paulo
Saúde da Família
- Objetivo
O objetivo do Programa Saúde da Família é reorganizar a prática de atenção à saúde substituindo o modelo tradicional que trata do indivíduo de forma isolada de seu contexto familiar e centrado apenas na cura de doenças. Cada Equipe de Saúde da Família é composta por um médico generalista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um número limitado de agentes comunitários de saúde.
- Histórico da Saúde da Família
O Programa Saúde da Família (PSF) surge como uma nova estratégia de atenção à saúde e de reorientação do modelo de assistência. Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do PSF no processo de mudança do modelo assistencial. O estudo envolve metodologia descritivo-reflexiva, apresentando dois temas fundamentados na literatura: revisão histórica das políticas de saúde no Brasil e PSF e o processo de mudança do modelo assistencial. A análise possibilitou perceber o trabalho em equipe e com a família como um progresso do PSF, entretanto, se faz necessário ter um olhar mais amplo para a formação dos profissionais para trabalharem a nova proposta e, também, na implantação das equipes.
- Desenvolvimento e melhorias no setor
Em muitos países em desenvolvimento as reformas no setor de saúde têm sido acompanhadas por objetivos mais amplos como, por exemplo, desenvolvimento social e reestruturação política, estando ligadas as questões que envolvem democratização, participação popular, maior responsabilidade por parte das instituições prestadoras de serviços e igualdade social.
No Brasil, dois outros fatores são também essenciais na reestruturação do setor. Primeiro, o conceito de saúde/doença foi ampliado, passando-se a buscar as características socioculturais de causas de doenças. Assim, o caráter político da saúde passou a ser abordado, sendo o meio social entendido como um dos