A Revolução Francesa
A Revolução Francesa é um dos períodos mais marcantes já que mudou a história do mundo, quebrando padrões e criando novas ideologias.
O cenário aquele período era favorável para a revolta da população, já que havia a fome e as autoridades pouco se importavam; altos gastos da nobreza com produtos supérfluos; um déficit de milhões pela participação da França na Guerra dos sete anos e na Guerra de Independência dos EUA.
A burguesia indignada toma a frente da revolução e tem um grande orador, Robespierre.
Revolução Francesa.
A Revolução Francesa foi um processo revolucionário importante que influenciou outros movimentos ao redor do mundo e foi um marco na queda do antigo regime. O que levou a França à revolução foi a crise econômica, resultado do colapso do feudalismo, o país ainda possuía traços feudais e uma enorme dependência da agricultura, o clima na Europa começa a sofrer transformações, oque atrapalha a colheita, gerando fome. Houve grande miséria neste período causada pela péssima produção agrícola, pelos autos impostos cobrados e pela crise econômica, motivada por duas guerras: a participação da França na Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra e a Guerra de Independência dos Estados Unidos, esses dois conflitos contribuíram para o aumento da crise. Neste período ainda possuía sociedade estamental na França, e os privilégios que cada estamento possuía ditados pelo nascimento, ou seja, quem tinha que arcar com as despesas era apenas o terceiro estado, formado por 97% da população, estavam neste estado: a burguesia comercial, camponeses, trabalhadores urbanos e artesões, com o objetivo de manter os luxos da nobreza. No inicio do século XVII razão e ciência se unem para desafiar esta tradição antiga, Paris se torna o centro filosófico do mundo, uma vez que emitia conhecimento e buscava novas possibilidades, é oque hoje conhecemos como iluminismo. Voltaire e Rosseau vozes que defendiam a liberdade e acima de tudo