Saúde Alimentar
INTRODUÇÃO
Uma alimentação saudável, balanceada, diversificada e equilibrada deve, ao longo do tempo, e de forma sustentável fornecer todos os componentes necessários ao desenvolvimento e a manutenção do organismo saudável.
CUIDADOS COM OS ALIMENTOS
Alimento seguro é aquele que, além de apresentar as propriedades nutricionais esperadas pelo consumidor, não lhe causa danos à saúde e nem lhe tira o prazer e a alegria de alimentar-se correta e seguramente.
O que é Segurança Alimentar?
Esse termo envolve uma ampla avaliação do alimento desde a extração/cultivo de matéria prima, passando pelo transporte, sua industrialização (se for o caso), armazenamento, comércio, preparação e consumo, mas a viabilidade da segurança alimentar só ocorre com a atuação em toda a cadeia de produção do alimento.
Além disso, a alimentação deve ser segura do ponto de vista nutricional, de conservação e de higiene, ser livre de contaminações químicas (agrotóxicos, antibióticos, hormônios, conservantes) e orgânicas (bactérias, parasitas, etc.) prejudiciais à saúde.
Fatores que contribuem para a melhor qualidade dos alimentos que consumimos
Agricultura: Cultivo do alimento de forma consciente, respeitando o plantio, o desenvolvimento da planta e a colheita.
Higiene: Higiene adequada dos locais onde estes se localizaram e o higiene pessoal que é de tamanha importância.
Armazenamento adequado
Temperatura: Quando os alimentos são expostos a temperaturas de 15 a 50 graus Celsius, os micro-organismos se multiplicam rapidamente podendo estragar os alimentos com rapidez e ainda causar doenças.
O que é contaminação?
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e o preparo dos alimentos, esse processo de contágio do alimento é conhecido como contaminação.
A maioria das DTA ( doenças transmitidas pelo alimento) está associada à contaminação de