Saídas de emergência
Este trabalho visa o dimensionamento de sistemas de proteção contra incêndio e de gás, conforme as normas estudadas e as anotações de aula, realizada para um estudo mais aprofundado para clubes e danceterias da região.
Para isto foram feitos os cálculos de dimensionamento de saídas de emergência, realizado o preenchimento dos documentos de PPCI do CB, dimensionamento do sistema de proteção por extintores de incêndio,
Dimensionamento de Saídas de Emergência
De acordo com a NBR 9077, fizemos o dimensionamento da Sociedade Esportiva União Boa Vista em questão a fim de que a população possa abandoná-lo em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física, assim como permitir o fácil acesso de auxílio externo para o combate ao fogo e a retirada da população, permitindo uma movimentação uniforme da massa, contabilizando as distâncias máximas a serem percorridas, as larguras das saídas e o número das mesmas. Para isso é necessário observar alguns requisitos como, por exemplo: as dimensões de uma pessoa, fixada na norma como 0,60 m e uma elipse de 0,276 m² aproximadamente. Deve-se observar também que nas saídas não se admite saliências de alizares, pilares e outros, assim como, portas que abrem para dentro das rotas de fuga devem ter ângulo de 180 graus, em seu movimento de abrir, com largura mínima de 1,20 m, de acordo com NR 23, e para o grupo F, que é o nosso caso, utilizar um mínimo de 1,65 (3 UP).
A Sociedade Esportiva União Boa Vista tem pé direito de 5,00 m, atendendo satisfatoriamente o exigido em norma, que é de 2,50 m. Diz na NBR 9077, que todos os acessos devem ser sinalizados e iluminados (iluminação de emergência) no sentido de saída. A sinalização de saídas é obrigatória nos locais de reunião de público (salão e refeitório), mesmo quando não dotados de escadas. Os textos e símbolos de sinalização devem ter, de preferência, cor branca sobre o fundo verde- amarelado.
Consideramos que este Clube é da classe Y – mediana