Saídas de Emergência
Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que são dotadas visando minimizar os acidentes de trabalho,doenças ocupacionais,bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador,levando-os a desenvolver atitudes para um trabalho seguro durante as realizações de suas atribuições.
A segurança contra incêndios em edifícios passa fundamentalmente pela segurança das pessoas, o que significa criar condições seguras, ou seja, provisão de rotas de fugas adequadas, para que as pessoas possam abandonar o edifício de forma segura.
A segurança do trabalho tem essa preocupação com a integridade dos trabalhadores, e a construção do sistema de saídas de emergência deve estar em condições de dar conforto mínimo e seguro ao usuário,é peça fundamental no sucesso da retirada de pessoas de locais sinistrados.Em poucos segundos,a pessoa é submetida á intensa carga física e emocional para quais,normalmente não está preparada,e a construção deve estar isenta de risco desnecessários.
A saída sob o aspecto da prevenção é o conjunto de medidas jurídicas e administrativas destinadas a proteger pessoas e bens contra riscos, antes que se manifestem, no momento e após. Já a busca incessante de controle de gastos e diminuição de custos nas obras leva vários profissionais a ignorarem itens fundamentais nas saídas de emergência. Como resultado, temos a inconsciência, a imprudência, o risco para os outros, a negligência, a inconsequência e a ignorância. É para a proteção do homem que existe a legislação e o correto projeto, suprindo as falhas do aspecto humano e salvaguardando os bens. Nas sociedades evoluídas é dado um valor inestimável às pessoas, e as perdas de vidas humanas são consideradas como inaceitáveis.
"O prevencionista não poderá ser amador."
Priscila Lane -6º Periodo Tecnólogo em Segurança do Trabalho