Saude
Na retina existem os cones, responsáveis pela visão em cores, e os bastonetes, responsáveis pela visão preto e branco. Quando eles são ativados, os sinais primeiramente são transmitidos a sucessivas camadas de neurônios da própria retina e, posteriormente, são repassados para o nervo óptico e córtex cerebral. De fora para dentro, as estruturas da retina se dispõe em nove camadas da seguinte maneira:
-camada pigmentar: a retina está situada imediatamente abaixo da coroide, com uma camada de epitélio pigmentar. O pigmento das células epiteliais absorve luz visível e tem processos semelhantes a tentáculos, que se estendem para a camada de fotorreceptores para impedir a dispersão da luz entre os fotorreceptores. As células pigmentares também convertem todo-trans-rodopsina em 11-cis-rodopsina e liberam a forma 11-cis para os fotorreceptores.
-camada de fotorreceptores (bastonetes e cones): os fotorreceptores são os bastonetes e os cones.
-camada nuclear externa: contém os corpos celulares dos bastonetes e cones.
-camada plexiforme externa: a camada plexiforme externa é uma camada sináptica, contendo elementos pré-sinápticos e pós-sinápticos dos fotorreceptores e interneurônios da retina. Os corpos dos interneurônios retinianos ficam situados na camada nuclear interna. As sinapses são feitas entre fotorreceptores e interneurônios, e também entre interneurônios.
-camada nuclear interna: a camada nuclear interna contém corpos celulares de interneurônios retinianos, incluindo células bipolares, células horizontais e células amácrinas.
-camada plexiforme interna: a camada plexiforme interna é a segunda camada sináptica. Ela contém elementos pré-sinápticos e pós-sinápticos dos interneurônios retinianos. As sinapses ocorrem entre os interneurônios retinianos e as células ganglionares.
-camada ganglionar: a camada de células ganglionares contém os corpos celulares das células ganglionares, que são as células eferentes dos sinais