Laboratório de química
O laboratório de Química é um lugar para fazermos experimentos e usarmos as vidraçarias e equipamentos e assim conseguirmos fazer as experiências. Usamos os equipamentos com o máximo de segurança possível.
Algumas vidrarias e equipamentos que vamos ver:
• Balão de fundo chato: usado para aquecer e preparar soluções e realizar reações com desprendimento de gases
• Béquer: recipiente, com ou sem graduação, utilizado para o preparo de soluções
• Erlenmeyer: utilizado para aquecer líquido ou para efetuar titulações
• Bureta: equipamento calibrado para medida de volume líquidos
• Cadinho: usado para aquecimento e fusão de sólidos a altas temperaturas.
Podemos dizer que sem o conhecimento desses equipamentos não conseguiremos fazer novas experiências.
Para termos o mínimo de segurança sempre usamos nas experiências um jaleco apropriado sapato fechado e sem salto não usamos adornos e sempre com cabelos presos. No laboratórios de química da UDF, há uma capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos.
Para conhecermos melhor um as condições de um laboratório de Química são as seguintes:
1. Temperatura: A temperatura ambiental normal é de 20 °C, com algumas tolerâncias, dependente do tipo de experimento ou de medição que se quer realizar. As variações de temperatura (dentro da banda de tolerância) devem ser suaves
2. Umidade: Normalmente, convém que seja fraca visto que ela acelera a oxidação dos instrumentos metálicos.No entanto, considera-se que a umidade do laboratório não deva ser superior a 50% quando a finalidade é evitar a oxidação de certos aparelhos.
3. Pressão: Nos laboratórios industriais, a pressão deve ser ligeiramente superior à pressão atmosférica , para evitar a entrada de ar na abertura das portas de acesso. No caso de laboratórios que