SAUDE
Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas.
Como é o Saneamento básico no Brasil
De acordo pelo Instituto Trata Brasil, um estudo que avaliou os serviços de saneamento básico prestado nas 79 cidades brasileira que possuem população superior a 300 mil habitantes. São as cidades que apresentam os maiores problemas sociais decorrentes da falta dos serviços e que concentram cerca de 70 milhões de pessoas no País. O atendimento em coleta de esgotos: chega a 48,1% da população brasileira. Do esgoto gerado, apenas 37,5% recebe algum tipo de tratamento.
Como é o Saneamento fora do País
Segundo a Organização Mundial da Saúde e UNICE, 780 milhões de pessoas (11%) ainda não possuía acesso à água potável, 216 milhões residem na China ou Índia. 2,5 bilhões de pessoas (37%) viviam sem saneamento adequado, 40 milhões são brasileiros.
Em áreas rurais, 1,8 bilhão de pessoas não têm acesso a saneamento básico, representando 72 % do total de pessoas sem este serviço.
15 % da população mundial não tem acesso a banheiro.
O Brasil é um dos países com o índice mais alto de pessoas que não possuem banheiro com quase 7,2 milhões de habitantes.
Cerca de 5 mil crianças morrem diariamente, por conta de doenças diarreicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade e esgotos coletados e tratados.
*Dados do Saneamento no Mundo (2010)
Bibliografia
http://www.significados.com.br/saneamento-basico/ http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/instrumentos-da-politica-de-residuos/plano-nacional-de-saneamento-basico http://www.tratabrasil.org.br/situacao-do-saneamento-no-brasil