saude
CIÊNCIA E SENSO COMUM
A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas é denominada de psicologia do senso comum. Porém, não deixa de ser uma psicologia. As pessoas tem um domínio, mesmo que pequeno e superficial do conhecimento acumulado pela psicologia cientifica, isso nos permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
O SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE
O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito á tradição, a qual quando instalada, passa de geração para geração, Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a plantar alimento na época e de maneira correta, a conquistar a pessoa e assim por diante.
A PSICOLOGIA CIENTIFICA: O QUE É CIÊNCIA
A ciência compões-se de um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela as aspira á objetividade. Suas conclusões devem ser passível de verificação e isentas de emoção para assim, tornarem-se válidas para todos. Objetivo especifico, linguagem rigoroso metas e técnicas especificas, processo acumulativo do conhecimento, a objetividade faz da ciência uma forma de conhecimento espontâneo do senso comum. Esse conjunto de características é o que permite que denominemos cientifico a um conjunto de conhecimentos.
OS FENOMENOS PSICOLÓGICOS
A psicologia contribui co o estudo dos fenômenos psicológicos para a compreensão da totalidade da vida humana. Os fenômenos psicológicos referem-se a processos que acontecem em nosso mundo interno e que são construídos durante a nossa vida.
PSICOLOGIA E O MISTICISMO
A psicologia trabalha com o limite do que é possível e do que ainda não é possível saber o psiquismo humano. As pessoas procuram tais práticas para soluções rápidas e para compreender melhor o seu estado psicológico. Porém, é possível ponderar que