saude
Esse trabalho retrata o assunto saúde escolar, falaremos um pouco das patologias envolvidas no dia a dia escolar dos alunos.
Podemos verificar que as patologias podem ser adquiridas ao passar dos anos tanto na vida escolar como fora dela, por isso é necessário estar sempre prevenindo e aumentando o conhecimento das escolas com o que pode ser melhorado e evitado para que isso não prejudique os alunos. Primeiro passo a ser visado são as mochilas escolares, começando com o auxilio dos pais para observar sempre se o peso da mochila não excede 10% do peso do aluno. As mochila escolar é o principal objeto que acompanha o estudante em toda sua vida escolar e com o decorrer dos anos os pesos só tem aumentado, com livros, cadernos entre outros materiais.
Segundo pesquisas científicas os alunos adquirem várias patologias devido ao mau uso das mochilas, por isso é sempre bom estar verificando, pois os danos que isso pode causar é irreversível, pois o desgaste que é causado nos discos e ligamentos são impossíveis de se regenerar.
Tudo isso pode ser prevenido através de palestras com fisioterapeutas, panfletos com informações de uso adequado da mochila escolar e calcular sempre o peso da mochila e verificar se não ultrapassa o permitido.
Caderno, lápis, aprendizado e saúde.
Hoje na maioria das escolas não é possível encontrar material e mobiliário para crianças com necessidades especiais, segundo a LEI de Diretrizes e Base de Educação de 1996 (LBD), a educação deve ser oferecida na rede regular de ensino, desde então essa politíca de inclusão esta introduzindo muitos alunos portadores de deficiência fisíca nas salas de aulas.
Segue algumas normas que são obrigatórias a serem seguidas mas nem sempre compridas: Figuras ilustradas, Corredores com
80cm de distância um ao outro, as salas tem que ter mesas móveis para que os cadeirantes consigam escolher seu lugar, o ambiente deve ter boa iluminação e ventilação, para as brincadeiras