saude
Um dos problemas encontrados com mais frequência nos textos é a falta de coesão e de coerência. É comum encontrarmos textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade, falta de coerência. Além da falta de coerência, há falta de coesão, o que torna, muitas vezes, os períodos ininteligíveis.
Mas, o que é coerência e o que é coesão?
Coesão e coerência são conceitos que se apresentam inter-relacionados no processo de produção e compreensão do texto. Um texto não é um amontoado de palavras, mas uma rede de palavras que encadeiam semanticamente e contribuem para transmitir uma ideia. Esse encadeamento é proporcionado pela coesão, ou seja, uma forma de recuperar informações já apresentadas para que o texto possa progredir.
Veja os exemplos: 1. Embora fosse pouco estudioso e tivesse se submetido a um exame difícil, ele passou. → Observe que o termo grifado, uma conjunção subordinativa concessiva, dá-nos a ideia de concessão, pois, ele, mesmo não estudando, conseguiu passar.
2. O vestibulando foi reprovado, em compensação terá de cursar novamente o cursinho que tento detestava... → Observe a incongruência de ideia, que compensação ele obteve?! O termo em destaque foi mal utilizado. No caso deveria ser trocado por, assim, desta forma ou outro que indique uma conclusão.
Todo texto é composto por uma macroestrutura e uma microestrutura.
A macroestrutura refere-se à coerência, ou seja, à manutenção da mesma referência temática em