PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA
-Inércia:
A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
Imagem 1
Fotografia estroboscópica de motorista durante a parada de um carro. Com uma série de instantâneos em intervalos sucessivos de tempo, permite o estudo detalhado do movimento do corpo. Observe a movimentação do motorista e a ação do cinto de segurança.
-Massa:
É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.
Imagem 2
-Extensão: Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. O corpo humano, por exemplo, tem a extensão do espaço que ocupa.
Imagem 3
O espaço da estante ficou totalmente preenchido pelos livros.
-Impenetrabilidade:
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprovação da impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione três colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo. Outro exemplo na imagem 4.