saude
DICIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
RESUMO
Prof.ª CÂNDIDA FRANÇA
NATAL-RN
2014
Resumo
Humanização no ambiente hospitalar
No ambiente hospitalar, dor e sofrimento precisam ser reconhecidos de maneira humanizada, pois todos os pacientes terão o mesmo pensamento, no hospital todos tem um objetivo, atende-lo e sempre que possível encantá-lo. E nesse ambiente não somente teve ter o cuidado como também uma vivencia para que o cliente e sua família sintam-se seguros e confortáveis.
Relações humanas e trabalho
O humanismo é um valor que a enfermagem deve manter como filosofia na formação de seus profissionais e, sobretudo como um ingrediente precioso na busca do equilíbrio entre a técnica e o comportamento humanitário do enfermeiro, e a valorização do homem como pessoa é uma pré-condição para a humanização no contexto do trabalho de enfermagem. As atitudes dos profissionais que integram o mundo do cuidado são fundamentais para a humanização, levam cada um a serem pessoas abertas para o diálogo passando a existir uma simplicidade na equipe, diminuindo o estresse, e ampliando as possibilidades do sucesso.
Relacionamento em grupos
Todos devem estar preparados para trabalhar em grupos, para isso algumas características são importantes como aspectos estruturais dos grupos ao se definirem objetivos norteadores, tais como:
Oferecer suporte em situações critica de saúde emocional e social;
Aprender mudanças de comportamentos; Buscar meios mais saudáveis para melhor trabalhar os problemas;
Treinar relações humanas; Melhorar as relações de trabalho dos participantes;
Socialização ajuda na aquisição de novas alternativas. Se, contudo as pontes acima citados, não houver boa condição pelo líder os resultados não construtivos. Para tanto as avaliações são imprescindível, pois as experiências vivenciadas subsidiarão novas