saude
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde),“saúde é não só a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental, inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.
A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.
Bem-estar designa se em psicologia a parte subjetiva da saúde mental, em oposição a sua parte objetiva (ausência de transtorno mental). Esse aspecto subjetivo da saúde mental se apresenta como um conjunto hierárquico de disposições.
O bem estar e a saúde estão interligados porque se não houver saúde não há bem estar. O bem-estar divide-se num componente cognitivo chamado de satisfação com a vida e uma componente afetiva chamada felicidade.
Seis fatores distintos do bem-estar:
• Autoaceitação
• A sensação de se ter controlo sobre o ambiente
• A sensação de se viver uma vida cheia de sentido
• A busca de crescimento pessoal
• Relações sociais positivas
• Autonomia
Níveis de Insatisfação e Satisfação humana
Para que tenhamos uma boa Saúde que vai originar o Bem Estar devemos tomar em consideração as seguintes precauções:
- Ter uma alimentação saudável;
- Evitar comportamentos sexuais de risco;
- Evitar bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas;
- Praticar exercício físico regular;
-Tanto quanto possível, manter estabilidade emocional e níveis elevados de auto-estima, evitar o stress, gerir o tempo tendo ocupações alternativas e períodos de relaxamento, e recusar o recurso fácil a medicamentos psicotrópicos, sobretudo em auto-medicação;
- Ter vida regrada com tempo de sono necessário e de padrão regular;
-