Saude
Acredita-se que a história da psiquiatria provavelmente tenha iniciado ao mesmo tempo que a história da própria medicina.
Casos de perturbações mentais estão registrados por toda história e são citados por historiadores, poeta, pintores, escultores e médico.
Evolução da psiquiatria
Segundo Régis a evolução da psiquiatria acontece em quatro épocas: Época Primitiva
Vem desde os tempos remotos até Hipócrates (460 a.C.);
Os alienados eram influenciados e possuídos pelos deuses do Bem e do Mal, eram tratados por sacerdotes e feiticeiros em santuários com finalidade de aplacar a ira divina.
Filósofos gregos começam a exercer influência a partir de 600 a.C. e através do seu racionalismo, auxiliam no avanço da medicina e negam que demônios e deuses influenciam no surgimento/desenvolvimento das doenças.
Época Antiga: temos 03 Períodos: Hipocrático, Alexandrino e Greco-romano
Período Hipocrático
Hipócrates opõe-se a concepção religiosa, nasce então a medicina mental;
Acreditava que a epilepsia (Mal Sagrado) era uma enfermidade natural com origem no cérebro e que a maioria das doenças resultava de transtornos de humores;
Descreve as frenites (transtorno mental acompanhado de febre); o delírio violento; a melancolia; a loucura da gravidez e a loucura do álcool.
Período Alexandrino
Explicava a saúde e a doença pela influência e as variações da respiração vital (pneuma) causadas pelo desequilíbrio dos humores.
Erasístrato de Iulis, após haver observado que o pulso do paciente se acelerava e que seu rosto enrubescia quando sua bela madrasta Estratonice entrava no quarto, deduziu que na realidade o paciente sofria um amor impossível. Seria, por isto, o pioneiro da psicoterapia
Época de Transição
Idade Média
Época do colapso e do obscurantismo, volta a reinar a superstição, dominam as idéias mágicas, a doença psíquica representava manifestação da ira divina;
Contrariando a superstição que dominava a época, surge