Saude
Primeiros Socorros Fundamentos dos Primeiros Socorros Primeiros Socorros: São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada. Socorrista: Actividade regulamentada pelo Ministério da Saúde. O socorrista possui um treino mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro. Urgência: Estado que necessita de encaminhamento rápido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vítima é encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possível. Emergência: Estado grave, que necessita atendimento médico embora não seja necessariamente urgente. Acidente: Fato do qual resultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento. Incidente: Fato ou evento desastroso do qual não resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro. Sinal: É a informação obtida a partir da observação da vítima. Sintoma: É informação a partir de um relato da vítima.
Limites de Acção • A acção de um popular que seja detentor dos conhecimentos básicos de primeiros socorros, que socorra uma possível vitima tem a sua acção limitada com a chegada de pessoal especializado ao local.
Formas de Actuação Acidentes de pele:
Picadas
Queimaduras
Acidentes com o Esqueleto
LUXAÇÕES: A luxação é uma lesão onde as extremidades ósseas que formam uma articulação ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contacto entre si. O desencaixe de um osso da articulação (luxação) pode ser causado por uma pressão intensa, que deixará o osso numa posição anormal, ou também por uma violenta contracção muscular. Com isto, poderá haver uma ruptura dos ligamentos. Os sinais e sintomas mais comuns de uma luxação são: dor intensa, deformidade grosseira no local da lesão e a impossibilidade de movimentação. Em caso de luxação, o socorrista deverá