Saude na petrobras
Os impactos potenciais de nossas atividades são avaliados e monitorados, visando minimizar os riscos para a força de trabalho, as comunidades do entorno, os consumidores e a sociedade em geral.
Para promover a capacitação e o engajamento de nossos profissionais nos temas relacionados a saúde e segurança, oferecemos, a todos os empregados do Sistema, cursos na Universidade Petrobras que abrangem essas questões e realizamos atividades regulares, como Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats), simulados de emergência (locais, regionais ou nacionais) e campanhas em datas institucionais − como o Dia Mundial de Saúde − e também em épocas como carnaval, meses com maior concentração de férias e feriados prolongados.
Desenvolvemos, ainda, programas específicos que incentivam estilos de vida mais saudáveis e que apoiam o combate ao tabagismo e ao uso nocivo e indevido do álcool e outras drogas, visando à promoção da saúde integral das pessoas. Os resultados dessas iniciativas são monitorados por meio de indicadores específicos, como o indicador de Risco Coronariano dos empregados e o de Empregados Fisicamente Ativos.
A Petrobras adota uma política para HIV/aids que tem por objetivos cooperar com o desenvolvimento de políticas públicas de orientação e prevenção da doença e evitar a discriminação no local de trabalho. Os empregados podem realizar gratuitamente testes de diagnóstico, se assim o desejarem. Aos portadores da doença, empregados ou seus dependentes, são oferecidos medicamentos e atendimento com profissionais capacitados. A política garante ainda confidencialidade dos serviços de aconselhamento e cuidados