segurança no trabalho
A Política e as Diretrizes Corporativas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) orientam os projetos e iniciativas desenvolvidos pela Petrobras. Para garantir uma melhora contínua de nosso desempenho, nossos objetivos e metas de SMS são periodicamente revisados. Da mesma forma, avaliamos constantemente os possíveis impactos de nossas atividades e identificamos os riscos para a força de trabalho, comunidades do entorno, consumidores e para a sociedade em geral, trabalhando para minimizá-los e prevenir a ocorrência de acidentes.
A Petrobras investe fortemente na melhoria da qualidade de vida, da saúde e da segurança de sua força de trabalho. A Universidade Petrobras realiza anualmente programas de educação corporativa, com o objetivo de educar, capacitar e comprometer os empregados com ações de prevenção e controle de riscos associados a acidentes, incidentes, desvios e doenças ocupacionais.
Promovemos eventos para o desenvolvimento e mobilização de nossa força de trabalho, nos quais os temas saúde e segurança no trabalho são abordados, tais como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) e a Semana de Qualidade de Vida. Em datas institucionais como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o Dia Mundial da Saúde são desenvolvidas diversas atividades nas Unidades da Petrobras, a fim de reforçar a importância desses temas. São também realizados trabalhos educacionais junto às comunidades do entorno de nossas unidades e desenvolvidos treinamentos em primeiros socorros para os familiares dos empregados.
O crescimento das atividades da companhia no País e no exterior levou a um aumento do número de viagens a serviço. Com isso, a saúde dos viajantes foi objeto de uma série de iniciativas em 2009. Foi desenvolvido um padrão interno de orientações corporativas de saúde para viagens e missões internacionais e publicada a Cartilha do Viajante, distribuída a todos os empregados.
O material apresenta