Trabalho Interdisciplinar PETROBRAS
Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO
A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do Capital Humano de uma organização. Compete à área de Gestão de Pessoas o papel de humanizar as empresas.
O setor de gestão de pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do profissional, com o objetivo de desenvolvimento e crescimento tanto da instituição como o do próprio funcionário.
De acordo com Chiavenato (2004) as pessoas são o ativo mais importante das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. O relacionamento entre organização e pessoas que antes era considerado conflito, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.
Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. (GIL, 2001)
Ainda segundo Gil (2001), a expressão Gestão de Pessoas visa substituir Administração de Recursos Humanos, que ainda é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para indicar os modos de lidar com as pessoas dentro das organizações. Isso se deve ao fato de que atualmente em algumas organizações a área de RH deixou de ser um mero departamento de pessoal. O que ocorreu foi uma transformação nas relações entre empregado/empregador. Hoje o que se valoriza é uma direção conjunta entre empregador e empregado, onde os empregados são chamados de