saude mental
É o equilíbrio emocional entre o eu e as vivencias externas. É a forma como as pessoas reagem às exigências da vida e ao modo como harmonizam seus desejos, capacidades, ambições, ideais e emoções. É estar de bem consigo e com os demais, aceitando as exigências da vida e sabendo lidar com as boas e más emoções.
A Saúde mental de uma criança é um processo constante de adaptação às suas próprias transformações biológicas, ao crescimento e às mudanças psicológicas de forma a entender o seu mundo e o mundo que a rodeia, ao longo de suas diferentes idades, em função das capacidades que vai adquirindo e decorrentes das relações que estabelece com o exterior.
Os fatores que influenciam no desenvolvimento infantil são:
Família amorosa
Amigos
Visão positiva de mundo
Boa escola
Boa saúde mental
Recursos materiais suficientes
Transtornos Mentais
São definidos por falhas na estruturação psíquica, apresentam-se principalmente, na maneira de perceber, pensar, sentir e agir da pessoa. Não são definidos pelas alterações nos processos de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizagem.
São causados por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Doença mental
Afetam o modo pelo qual o cérebro funciona. Podem afetar os pensamentos, o comportamento, as emoções e a capacidade de compreender informações. As doenças mentais diferem das experiências cotidianas como a tristeza, irritação ou problemas diários, ela torna a vida normal difícil.
As causas dessas doenças são complexas, geralmente resultam de problemas no funcionamento do cérebro, vulnerabilidade genética, traumas, padrões de pensamentos persistentes ou outras experiências emocionalmente difíceis.
Reforma psiquiátrica
Prioriza a reestruturação da assistência, o atendimento ambulatorial e promoção a saúde mental, através das ações básicas de saúde e integração com a comunidade
É preciso acabar com a idéia de deter pessoas com transtornos mentais e comportamentais em instituições