Saude mental
ANA PAULA PINHO DOS SANTOS
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo transmitir conhecimento essenciais para a compreensão dos conceitos de saúde mental e de transtorno mental. Apresentam-se as descrições dos transtornos mentais mais freqüente.
Palavras chaves: Psicologia, Saúde Mental, Transtornos mentais;
DIREITO 1º SEMENTRE “A” NOTURNO
INTRODUÇÃO
O transtorno metal impossibilita atuar dentro de padrões de normalidade, aceitos como tais no ambiente do individuo. As características dos transtornos,orgânicos ou mentais, transformam-se com o passar do tempo. As pessoas modificam seus comportamentos, involuntariamente, ao se perceberem observadas ou sabendo que isso ocorre ou posso acontecer: delinqüentes, vitimas, testemunhas, profissionais do direito não fazem exceção. Os comportamentos acontecem em um esquema de referencia de valores e expectativas. Modificam-se com o tempo e, em geral, são contingenciais.
CONTEÚDO
A pessoa sadia “muda construtos pessoais que se originam de predições refutadas pela experiência. A pessoa não sadia... tem uma teoria sobre conseqüências... que não funciona, mas não consegue mudá-la.
PERSONALIDADE
Estabilidade, contudo, não significa imutabilidade; Gordon llport transmite adequadamente essa compreensão: personalidade é a organização dinâmica, dentro do individuo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam seus ajustamentos únicos ao ambiente (CAMPBELL; HALL; LINDZEY, 2000,P.228). A personalidade acentue-se, só se manifesta quando a pessoa esta se comportando em relação a um ou mais indivíduos, presentes ou não, reais ou ilusórios. Trata-se de uma entidade hipotética que não pode ser isolada de situações interpessoais, e o comportamento interpessoal é tudo o que podemos observar da