Administração de estoques
NAS ORGANIZAÇÕES
O objetivo fundamental da Administração de Materiais em uma organização é determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque, o que determina que a estratégia do abastecimento seja sempre acionada pelo usuário, á medida que, como consumidor, ele detona o processo.
Atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo é a meta primordial e, para tanto, a gestão se inter-relaciona com outras atividades afins, no intuito de que as empresas e os profissionais envolvidos estejam contemplados com uma série de técnicas e rotinas, fazendo com que todo o gerenciamento de materiais, incluindo-se gestão, compras e armazenagem, seja considerado como atividade integrante do sistema de abastecimento.
Gerir este estoque é um grande desafio para as empresas atualmente, podendo ser um diferencial competitivo e até decisivo para o sucesso, sobrevivência ou extinção de uma organização.
Conhecer os métodos para se fazer este controle e ajustes no estoque de uma organização com custo baixo e níveis mínimos de materiais estocados, mantendo a qualidade dos serviços e garantindo o abastecimento do produto no mercado onde a organização atua.
As decisões tomadas sobre um dos tipos de estoque, influenciarão em outros.
O controle de estoque tem, também, o objetivo de planejar, controlar e replanejar os níveis de materiais armazenados na empresa, que muitas vezes, tornam obsoletos, devido ao avanço tecnológico e constantes mudanças no mercado.
Aprender os métodos de ajuste e controle dos materiais estocados, identificando suas vantagens e desvantagens para a organização, fornecedores e clientes, mantendo um nível mínimo de material em estoque, que atenda toda a demanda do mercado e por outro lado, garanta a continuidade do processo produtivo.
E através deles, diferentes "gargalos", podem ser encontrados num processo produtivos, no qual, uma armazenagem de materiais, mal planejada e organizada, pode trazer para clientes,