Planejamento de marketing em hotelaria
Ministério do Turismo e conseqüentemente elaborada uma Política Nacional de Turismo, que tem como eixos norteadores, o Planejamento e Gestão, a Estruturação e Diversificação da
Oferta, o Fomento, a Infra-Estrutura, a Promoção, Marketing e apoio à comercialização, a
Qualificação, a Informação e a Logística de Transportes (PNT, 2004).
Alia-se a isso, a elaboração do Programa de Regionalização do Turismo, que se baseia em criar e desenvolver regiões turísticas. Neste cenário, as redes hoteleiras e gastronômicas necessitaram de se organizar para atender não somente às exigências do plano, mais também de uma demanda mais exigente. A modernização e o surgimento de novas redes são hoje realidades que podem ser encontradas nas diferentes regiões turísticas brasileiras.
Portanto, os hotéis tiveram que se adaptar a este momento, buscando no marketing turístico, alternativas de otimização necessárias para atender as necessidades dos seus clientes em potencial. O Marketing é popularmente vinculado a venda e a propaganda, contudo essas são apenas etapas do processo da administração mercadológica.
1. Descoberta daquilo que os turistas desejam (pesquisa de mercado);
2. Desenvolvimento de serviços turísticos adequados (planejamento do produto);
3. Informação aos turistas sobre o que está disponível (publicidade e promoção);
4. Orientação sobre os locais onde podem comprar serviços (canais de distribuição: operadoras turísticas e agências de viagens);
5. Definição do preço
- Turismo de negócios: envolve as atividades de viagem, hospedagem, alimentação e lazer praticados por quem viaja a negócios.
- Turismo de eventos: praticado através de congressos, convenções, simpósios, feiras, encontros culturais, reuniões internacionais, etc.
- Turismo de entretenimento: busca pela distração e recreação, atividades relacionadas à qualidade de vida - indústrias de parques temáticos.