Hotelaria
CAPITULO I
1
INTRODUÇÃO
O Turismo tornou-se um grande fenômeno no decorrer dos anos. Em tempos remotos, quando se falava em turismo, pensava-se apenas em viagens. Atualmente o turismo é atividade que abre portas. Dos vários segmentos que ele possui, um merece maior destaque: o hotel, por ser fator surgido desde a antiguidade e que perdura até hoje.
O hotel é um empreendimento bastante complexo que engloba diversas atividades em um só empreendimento. É uma área que cresce diariamente, e concomitantemente, os profissionais ligados a ela. Os profissionais que atuam em hotelaria devem prover de várias características e pré-requisitos, principalmente de qualificação, que está sendo visada de forma criteriosa em empresas na hora da contratação. A qualificação deixou de ser um diferencial e passou a ser um item determinante. Hoje se sobressai aquele que for mais qualificado, e reúna com ele todas as outras características de um bom profissional da área de turismo: agilidade, sabedoria, criatividade, espírito de liderança, paciência, conhecimento em outras línguas, cultura, e entre outros.
A qualificação é vista como fator relevante para o mercado de trabalho, embora haja aqueles que optam por deixar a qualificação em segundo plano.
1.1
PROBLEMÁTICA DE PESQUISA
11
Há profissionais qualificados para trabalharem nos hotéis da cidade de
Manaus?
1.2
– HIPÓTESE
A hotelaria é uma área bastante abrangente, que envolve diversos setores em um só empreendimento, o que torna a qualificação um fator determinante e decisivo tanto no setor turístico quanto para o próprio turista, o principal foco desse mercado. A hotelaria em Manaus, aparentemente possui esse fator, embora ainda seja uma característica de poucos, uma vez que a qualificação seja vista como segundo plano. 1.3
JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos o turismo vem se destacando como uma das atividades socioeconômicas mais significativas do mundo, embora seja uma