Fichamento livro planejamento e gestão
Hotelaria(20-32) Primeiro capítulo “A hotelaria é muito afetada por influências externas, tais como, o desenho do sistema de turismo onde está inserida. O gestor da hotelaria tem a necessidade de monitorar o meio ambiente como forma de adaptar a um permanente processo de mudanças. A gestão estratégica olha permanentemente para fora e para dentro da organização, buscando avaliar oportunidades e ameaças.’’ (pg 25).
Planejamento na Hotelaria (33-54) Segundo capítulo
“O planejamento é a mais importante das funções administrativas. Ele dá o rumo para o hotel, define seu relacionamento com o meio ambiente e é um orientado para os setores internos. O hotel, como sistema aberto interagem com o meio, influenciando por ele sendo influenciado. São as externalidades que precisam ser consideradas no processo de planejamento. Os fatores externos, sejam de mercado, sejam atrativos turísticos da região, são vetores que influenciam estratégias, metas e perfil interno da empresa’’(pg 33).
Planejamento- O nível estratégico (55-99) terceiro capítulo
“Análise macro ambiental é composta de duas partes: análise do ambiental externa e macro ambiental interna.’’
Análise macro ambiental externa: tem como objetivo estudar todos os fatores externos à organização. Estuda as forças da sociedade que afetam o hotel e todos os demais aspectos externos à organização. A análise macro ambiental externa pode se orientar por alguns parâmetros com Economia, demografia, política tecnologia; meio ambiente cultura e sistema de turismo; mercado e concorrência’’ (pg59).
“ Os estudos de mercado orientam os investimentos, as estratégias de marketing e as ações para atendimento ao cliente. Cabe também estudar que o mercado podem ser alcançados e em que segmentos. As oportunidades de atrair hóspedes são compartilhadas com o destino turístico como um todo” (pg 60)
“As estratégias e os programas de trabalho visarão