Saude Governamental
Panorama Geral O modelo de administração da saúde pública no Brasil é garantido pela Constituição Brasileira de 1988, que definiu as diretrizes a serem seguidas para a criação de um sistema unificado e integrado de saúde, sendo que cada Estado e Município têm autonomia de criar suas políticas seguindo as diretrizes do artigo 196 da Constituição que diz:
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
A lei que criou um sistema unificado de saúde foi promulgada em 1990, criando o SUS - Sistema Único de Saúde (Lei Orgânica da Saúde nº 8080/90).
Tema
A saúde é um assunto complexo, polemico e amplo, portanto optamos por abordar um tema recorrente de países tropicais que anualmente leva aos hospitais milhares de pessoas com sintomas como de dor de cabeça, febre alta, moleza, dor no corpo náuseas e vomito, sintomas recorrente da Dengue.
As aglomerações urbanas e as precárias condições de saneamento presente nesses países fazem com que o Aedes Aegypti encontre os requisitos ideais para a sua rápida expansão. A dengue tornou-se ao logo dos anos um grande problema de saúde pública e por esse motivo vamos abortar o tema e saber o que as entidades responsáveis têm feito para combater a epidemias de dengue que ano após ano causa mortes e lota os hospitais.
Órgãos Públicos
Secretaria de saúde do estado de São Paulo
Prefeitura da cidade de São Paulo
Dados sobre o tema
Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira 30/05/2014 pela Secretaria Municipal de Saúde, o total de casos de dengue registrados na cidade de São Paulo este ano chegou a 6.896. i
Em todo o ano de 2013, foram registrados 2.617 casos da doença
Os quatro tipos do vírus da dengue circulam na região macropolitana (metropolitana