SAUDE ESCOLAR – Contradições e Desafios
Faculdade de Educação
Departamento de Educação Fisica
Disciplina: Higiene, Educação e Saude
Docente: Claudia Miranda
Discente: Gilmar Azevedo
SAUDE ESCOLAR – Contradições e Desafios
A Pratica da Saude Escolar
Ferriani, M. Gomes (1997)
A autora inicia o estudo defendendo que saúde pode e deve ser trabalhado dentro do espaço escolar e justifica tal colocação dizendo que agentes de saúde podem ser tanto profissionais de saúde quanto educadores. Diz que para se trabalhar saúde na escola não necessariamente deve-se dispor de aparelhagem física, basta apenas conhecer, propagar e discutir conhecimentos em educação e saúde. Chama a atenção para a importância de trabalhar saúde na escola e baseia suas considerações falando que a evolução da sociedade estar intimamente ligado a educação e saúde, e essas se tornam indispensáveis nesse processo evolutivo. Porem reconhece as dificuldades tanto de cunho sanitário quanto filosóficas para se desenvolver projetos de educação em saúde nos espaços escolares.
A autora segue citando Burigo (1992), Carelli (1992) para falar das dificuldades encontradas pelos educadores para se trabalhar educação e saúde no meio escolar, mas não deixa de reconhecer que esse processo deve realmente se iniciar na escola, baseando suas citações no estudo dos autores acima citados que mostra as contradições entre os profissionais de educação e saúde, onde o primeiro se preocupa quase que exclusivamente com os problemas pedagógicos enquanto o segundo estar engajado apenas em resolver problemas técnicos de saúde e encontra entraves e dificuldades para se trabalhar o aspecto pedagógico da saúde. (Ferriani 1994)
A autora prossegue discutindo o processo de educação em saúde lembra que alguns educadores só conseguem enxergar promoção de saúde dentro dos ambulatórios sem entendê-la em sua total dimensão, mais uma vez cita Burigo (1992) para dizer que o cidadão deve ser sadio para aprender e é