oi tudo bom
Se a história geológica da Terra fosse condensada nas 24 horas de um dia, o homem moderno só surgiria quando faltassem três segundos para a meia-noite. O Antropoceno, conhecido como a era do homem, é definido como o período caracterizado pelo forte impacto da intervenção do homem sobre o planeta, com consequências tanto positivas quanto negativas.
Consequências positivas e negativas do antropoceno
As positivas estão relacionadas aos avanços do conhecimento que permitem dar sustentação ao crescimento populacional e suas demandas de consumo,aliadas a procura de uma evolução espiritual que possibilite uma convivência solidária entre os povos e resiliente com a natureza.
As consequências negativas estão relacionadas às evidências crescentes de eventos extremos decorrentes de decisões humanas em favor do crescimento e mal negociadas com a natureza.
O inicio do antropoceno:
A Revolução Industrial começou no Reino Unido no Século XVIII e se espalhou para os outros países do mundo no Século XIX. Nessa começou a exploração indiscriminada de recursos naturais e a poluição excessiva como conhecemos. De fato, o planeta nunca foi mais o mesmo depois da Revolução Industrial. Começaram as escavações de minas, desmatamento de florestas nos trópicos e grandes construções começaram a brotar, principalmente estradas de ferro e rodovias. O nosso planeta mudou com a Revolução Industrial, mas não foi aqui o começo.
O homem começou a mudar o planeta com algo muito mais simples do que a Revolução Industrial. A agricultura. Para a prática da agricultura é necessário modificar o solo de toda a área de cultivo, mudando assim a distribuição geográfica da vegetação e da fauna que tem de fugir do lugar. Mesmo parando de usar a área a Natureza ainda levará anos para fazer o lugar a voltar como era antes. Mnajdra, em Malta