Oi tudo bom com vc
1: Por que podemos atribuir á consciência a causa primordial do surgimento da religiosidade?
Através da consciência, o homem descobre-se diferente e percebe a realidade exterior como independente da ação.
2: Por que a consciência do tempo nos leva a consciência da morte? Qual o papel dessa consciência no surgimento da religiosidade?
Através da consciência de tempo, o homem sabe que os seres desaparecem. Isso nos leva a conceber uma existência futura para onde vamos após a morte.
3: O que é a experiência do sagrado?
É a presença de uma potência ou de uma forca sobrenatural que habita algum ser. Se manifesta na diferença entre os seres na superioridade de alguns outros.
4: Explique como, em várias culturas, a ligação entre o sagrado e o profano é simbolizada no momento da fundação de uma ladeia ou cidade.
Um ritual durante o ato fundador confere ao ato um caráter profano como ação administrativa e lhe dá ao mesmo tempo o status de ato sagrado, de proteção da divindade ao ato administrativo. No Brasil colonial, por exemplo, o ato de fundação é acompanhado de uma missa; a aldeia ou cidade recebe um nome religioso, normalmente de um santo que se espera que "proteja" o novo território.
5: Por que a religião se dirige às emoções? Por que pede somente fé e piedade?
Porque se dirigem às paixões do crente, a religião lhe pede uma só coisa: fé, ou seja, confiança.
6: Por que são criados os ritos?
Porque a religião liga humanos e divindade, porque organiza o espaço e o tempo, os seres humanos precisam garantir que a ligação e a organização se mantenham e sejam sempre propícias.
7: O que é um objeto tabu? Dê exemplos de tabus.
O conceito de tabu possui diversas formas, são muitos os objetos, todavia a palavra tem como principal sentido a restrição ou proibição de algo que vem de encontro a princípios culturais, morais e religiosos, aquilo que uma vez violado supõe-se como desrespeito ao sagrado. É grande,