Saude do idoso
Mesmo após tantos anos, e com grande parte da população com fácil acesso a informações, ainda não se tem um grande número de adultos que investe em prevenção de doenças, tornando-se parte do grupo de idosos que é levado aos cuidados profissionais quando há a necessidade evidente. A maior parte dos idosos, mesmo os mais ativos, são cuidados por familiares, que, precisam que o olhar do profissional para com o idoso vá além do protocolo.
Atualmente os profissionais estão investindo em formação, pós-graduações e especializações, para que possam estar cada vez mais a par das necessidades do idoso, e quais doenças a velhice acarreta, as mudanças corporais e necessidades físicas. Mas nota-se a necessidade de se também investir socialmente em entender com outro olhar toda a bagagem que o idoso traz, e poder ver além, cuidando do seu cliente não só com medicamentos e exercícios físicos, mas também estimulando psicologicamente o idoso.
Pesquisas mostram que os idosos esperam da enfermagem muito além dos cuidados necessários diários, esperam aprender, fazer amizade, serem ouvidos, e além de tudo serem bem cuidados com atenção, respeito e carinho. Mostram também a confiança que o idoso deposita na equipe, sabendo que estão sendo bem assistidos.
Desta forma as ações da enfermagem se destacam para a humanização na atenção à saúde, valorizando a autonomia, e investindo nas diversas formas de prestar assistência aos idosos. Refere-se à compreensão e ao atendimento de necessidades sentidas e vividas pelo cliente, no diálogo constante, na relação face a face, e não apenas por aquelas pré-estabelecidas pelo olhar