Saude basica
Dados: a senhora Price é uma viúva de 69 anos de idade que sofreu um acidente vascular cerebral quando estava em casa. A paciente não tem condições de responder verbalmente e não tem controle dos movimentos voluntários. Reage a dor fazendo uma careta. Foi realizada traqueostomia para auxiliar a remover secreções dos pulmões quando se desenvolveu pneumonia. Não tem condições de seguir instruções ou de cooperar com o tratamento. Sua temperatura tem estado elevada, durante vários dias, na faixa de 38,8 a 39,5°C. Os sons pulmonares nos lobos inferiores de ambos os lados dos pulmões estão diminuídos. Presença de murmúrios brônquicos audíveis, em lugar dos sons vesiculares. Apresenta grande quantidade de muco espesso que pode ser parcialmente eliminado pela tosse. O pulso é 88/minuto, a respiração tem uma frequência de 28/minuto e está ligeiramente irregular; a pressão sanguínea é 130/70 mmHg. Apresenta sudorese.
A partir da análise do caso apresentado é possível notar que a paciente apresenta insuficiência para a manutenção de várias necessidades humanas básicas, principalmente as relacionadas a respiração, temperatura e circulação. A paciente pode obter os seguintes diagnósticos e condutas de enfermagem:
-Trocas gasosas prejudicada: excesso ou déficit na oxigenação e/ou na eliminação de dióxido de carbono na membrana alvéolo capilar(NANDA,2012-2014)
-PadrãoRespiratório Ineficaz:Inspiração e/ou expiração que não proporciona ventilação adequada (NANDA,2012-2014)
-Hipertermia:temperatura corporal elevada acima dos parâmetros normais(NANDA,2012-2014) A partir destes diagnósticos cabe ao enfermeiro as seguintes condutas:
Efetuar aspiração da paciente a cada meia hora, até a obtenção de um mínimo de secreções, efetuar percussão e vibração dos lobos inferiores de ambos os pulmões, de duas em duas horas, e, após essa intervenção, realizar aspiração, manter a temperatura abaixo de 37,7°C, mediante antipiréticos