direito filosofia
. Aristóteles distingue a justiça em duas importantes classes: a universal e a particular. . O homem justo, portanto, é aquele que, como Sócrates, ser justo,não bata ser somente racional . Neste caso, abrange as demais virtudes, pois o que a lei manda é cumprir todas as virtudes éticas particulares. A justiça particular é o hábito que realiza a igualdade, a atribuição a cada um do que lhe é devido. Neste caso, a justiça se coloca ao lado das demais virtudes, pois respeitar a igualdade implica, quando necessário, agir com coragem, ou com temperança equilíbrio
Para Aristóteles a justiça se baseia em fazer a igualdade entre os homens ou seja, entre uma sociedade, isso para Aristóteles é chegar a felicidade plena, praticar as virtudes em outrem, Aristóteles também defende a idéia de que o homem, é impossível viver sozinho precisa do outro, pois se o homem é como um animal social, que tenque viver em sociedade.
A amizade para ele, nada mais é como uma ligação de interdependência, se o homem, fosse mai amigo do outro não seria necessário se fazer justiça, pois não existiria a desigualdade se os homens fossem amigos um dos outros.