Saturnino de brito - biografia
Foi em Santos, na primeira década do século passado, que Saturnino desenvolveu o projeto de saneamento inovador que separava as águas de rios e de esgoto. Impulsionado á solucionar os surtos epidêmicos causados por doenças infecto-parasitarias oriundas da falta de higiene e saneamento, que só em Santos, entre 1890 e 1904, causaram a morte da metade da população, o sanitarista desenvolveu importantes estudos e obras que visavam o melhoramento das condições ambientais das cidades brasileiras.
Suas obras fazem parte da implantação do urbanismo moderno no Brasil, sempre dotadas de uma racionalidade técnica e econômica. Os projetos realizados pelo Engenheiro eram bastante completos, pois envolviam soluções práticas e planejamentos prevendo a futura expansão das cidades. Com isso houve uma redução dos surtos no início do século XX e esse período passou a configurar uma época de consolidação de um “saber” nacional através da criação de técnicas e estudos próprios. Surgiam novos conceitos sobre os serviços de saneamento voltado principalmente para a saúde pública.
Em 1909, Saturnino de Brito chega ao Recife contratado pelo Governo Estadual de Herculano Bandeira. A cidade era considerada a capital mais doentia do Brasil, onde mais havia maior número de óbitos por doenças ligadas á higiene pública. No período que permaneceu na cidade (1909 – 1918), Saturnino recebeu plenos poderes para realizar as suas ações de saneamento e detectou os principais erros realizando estudos especialmente para a cidade. Utilizou o sistema de limpeza hidrodinâmico com elevações elétricas, além de uma nova rede de esgotos que abrangia