Segurança para tratoristas
As medidas de segurança serão aqui analisadas, como sendo os cuidados e deveres que devem ser adotados pelos operadores de tratores agrícolas com a finalidade de evitar acidentes provocados pelo uso inadequado.
- Os locais destinados a abrigar tratores e ou máquinas motorizadas, devem possuir boa ventilação para evitar que o trabalhador seja intoxicado por gases (CO2 e CO) expelidos pelos seus canos de escapamento.
- O operador deve sempre que possível, subir no trator pelo lado esquerdo, pois desta forma estará evitando contatos acidentais com os mecanismos de controle hidráulico ou com os freios, pois a barra da calça poderá enroscar e o operador cair.
- Antes de deslocar o trator, certifique-se de que não haja pessoas ou animais ao redor que possam ser atropelados na saída. - O limite máximo de velocidade imposta pela segurança nos trabalhos com tratores e ou máquinas, visam minimizar os riscos de acidentes aos quais os operadores estão sujeitos.
- Nos casos de atolamento de implementos que se acham acoplados no trator, os mesmos deverão ser desengatados e tracionados por outro ângulo onde o terreno seja mais firme.
- O abastecimento do veículo, em geral deve ser efetuado distante dos depósitos de combustível e com auxílio de um funil adequado. Deve-se evitar também, contato com chamas, cigarros acesos, etc.
- A verificação do nível da solução eletrolítica da bateria deve ser realizada antes de colocar o veículo em funcionamento. Para isso, não introduzir dedos no interior da bateria e nem acender fósforo para facilitar a visão (possui ácido sulfúrico H2SO4 a 10%). - Quando o motor do veículo estiver aquecido e houver necessidade de se retirar à tampa do radiador, esta deverá ser desrosqueada gradativamente, de modo a possibilitar a saída de pequenas quantidades de vapor por vez.
- O peso das cargas transportadas devem ser menores ou, no máximo iguais ao do trator.
Para tanto, a carreta