Trabalho De Mta
NASON BRENO MIRANDA DE ANDRADE RA-B6675F6
EMÍLIO IBRAHIM-ARTIGOS E BIOGRAFIA
GOIÂNIA
2015
Biografia
Nascido na histórica cidade de Mariana, Minas Gerais, em 20 de Outubro de 1925, o engenheiro civil Emílio Ibrahim orgulha-se muito de suas origens de empedernido amante de Mariana. Concluiu os cursos ginasiais e científicos no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Engenheiro Civil formado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.
Veio para o Rio de Janeiro contratado pelo Fluminense F. C. como jogador, em 1948, na renovação do seu quadro profissional, implantada pelo técnico Ondino Vieira e pelos diretores Carlos Nascimento e Dílson Guedes. Castilho, Píndaro, Hélvio, Pinheiro, Mirim, Didi e outros foram seus companheiros naquele projeto-renovação. Foi campeão do Torneio Municipal daquele ano.
Simultaneamente com a sua vida de atleta no Fluminense, ingressou na Escola Nacional de Engenharia. De logo, afloraram as dificuldades para se compatibilizar as suas responsabilidades de atleta e as de universitário, mormente pela participação em longas excursões com o clube. A opção por uma das carreiras teve de ser feita e, em 1949, aos 23 anos, abandonou o futebol profissional para seguir cursando Engenharia Civil, tendo recebido o diploma em 1952.
Casou-se com a professora Gilza de Macedo Soares, em 1958, com quem teve dois filhos: Paulo Emílio, engenheiro e advogado, e Marcelo Roberto, advogado e ator, falecido em 1986. Tem duas netas: Carolina, nascida em 1999, e Bianca, nascida em 2006.
Ingressou na vida pública na antiga Prefeitura do Distrito Federal, em 1949, ainda como estudante, na qualidade de auxiliar de Engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem. Ainda como acadêmico de engenharia, exerceu o cargo de oficial de gabinete do Prefeito João Carlos Vital, durante toda sua administração.
Integrando, desde 1952, o quadro de engenheiros do Estado, foi chefe do Departamento de Engenharia do