Analise e projetos de sistemas
Conjunto de instruções (programa de computador) que, quando executadas, produzem a função e desempenho desejados. Inclui documentação sobre operação e uso dos programas
2-conceito de processo
" Um Sistema Operacional executa uma variedade de programas:
Sistemas de processamento em lotes (batch) − processa jobs Sistemas de tempo partilhado (time−shared) − roda processos de usuários ou tarefas (tasks)
" O livro texto usa os termos “job” e processo quase como sinônimos " Processo: é um programa em execução
" Um processo inclui:
Contador de programa (PC)
Pilha
Segmento (área) de dados
4-processo unificado
Introdução
O processo unificado de desenvolvimento de software é o conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos do usuário em um sistema de software [1]. Ele é baseado em componentes, o que significa o sistema ser construído a partir de componentes de software interconectados via interfaces muito bem definidas. O processo unificado utiliza a Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language – UML) no preparo de todos os artefatos do sistema [1,2]. Os aspectos que distinguem o processo unificado são capturados em três conceitos chave [1,2]: direcionado a casos de uso; centrado na arquitetura; iterativo e incremental. Esses três aspectos serão discutidos nas próximas seções.
O processo unificado encaixa-se na definição de processo: Um conjunto de atividades executadas para transformar um conjunto de requisitos do cliente em um sistema de software.
O UP também é uma estrutura genérica de processo que pode ser customizado adicionando-se ou removendo-se atividades com base nas necessidades específicas e nos recursos disponíveis para o projeto
Concepção;
Definir escopo;
Esboçar arquitetura candidata
Identificar riscos
Iniciar análise econômica do projeto
Elaboração;
Capturar a maioria dos requisitos funcionais;
Expandir arquitetura candidata em uma base arquitetônica;