Satisfação e construção de relacionamento com o cliente
A satisfação do cliente é essencial para o sucesso de uma empresa. Segundo Detzel e Desatnick (1995, p. 8): Satisfação do cliente é o grau de felicidade experimentada por ele. Ela é produzida por toda uma organização - por todos os departamentos, todas as funções e todas as pessoas. Entre os clientes se incluem compradores externos de bens e serviços de organização, fornecedores, a comunidade local, funcionários, gerentes e supervisores (e acionistas, se a organização for de capital aberto). A mesma aliada ao bom atendimento é o aspecto que faz o cliente retornar, por isso, a satisfação do cliente tem que ser o motivo maior, pois estes quando satisfeitos são mais do que simples consumidores ou clientes, mas, parceiros comerciais e advogados que defendem a empresa e fazem propaganda para amigos e familiares (KOTLER, 1998).
Para sobreviver no mercado global de hoje, uma empresa precisa satisfazer os clientes fornecendo bens e prestando serviços de qualidade. Isto exige uma reavaliação contínua das necessidades dos clientes e um compromisso inabalável de mudar quando necessário, para satisfazer ou superar as expectativas deles. A satisfação dos clientes não é uma opção: é uma questão de sobrevivência para qualquer organização. Os clientes são capazes de impulsionar ou derrubar um negócio. Os mesmos não dependem da empresa e sim a empresa que depende do cliente.
“Não importa apenas saber quem é o cliente, mas como ele é: quais são as suas características, seus hábitos de compra, suas preferências, suas expectativas etc” [...] (CHIAVENATO, 2007, p.209). Toda empresa deve ter um ótimo relacionamento com o cliente, pois é o cliente quem faz a empresa alcança o sucesso e riqueza, porém toda organização deve ter um bom relacionamento com o cliente tratar bem oferecer um ambiente agradável, interagir com eles, mas nunca tratar os clientes com intimidades, temos que agradar o cliente na hora da venda e pós venda