Sat Lites Artificiais
Introdução
Satélite artificial é um sistema de equipamento modular que fica na órbita da Terra ou de qualquer outro planeta, com velocidade e altitude constante. O interesse do ser humano pelo espaço sideral, os planetas e os astros, existe desde a época das cavernas onde os homens pré-históricos já admiravam o céu.
Milhares de anos depois, com os trabalhos de físicos como Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler e
Isaac Newton, ao longo dos séculos XVI e XVII, os conhecimentos físicos necessários para o lançamento de foguetes e satélites foram desenvolvidos no continente europeu.
De quem foi o primeiro satélite a entrar em órbita na Terra?
O satélite soviético Sputnik 1 foi o primeiro a orbitar a
Terra, lançado em 4 de outubro, de 1957.
O Sputnik 1 era uma bola metálica de 58 cm e 83 kg.
Ele não tinha nenhuma função, a não ser transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por
Sputnik 1, o primeiro satélite, qualquer radio-amador. mostrado aqui com suas quatro antenas-chicote
Como funciona
Um satélite funciona através de sinais que são emitidos na sua direção. Ao receber tais sinais ele os amplifica, converte e os reenvia através da cadeia emissora do satélite, cujos sinais são destinados a todas as estações que estejam operando com o mesmo sinal radioelétrico do satélite.
Colocando o satélite em órbita
O primeiro estudioso a refletir sobre como se poderia colocar um satélite em órbita ao redor da Terra foi Isaac
Newton. Ele se questionava como poderia o satélite se manter em órbita ao redor da Terra sem cair nela, já que a força gravitacional que o planeta exerceria sobre o satélite se manteria atuante durante o movimento ao longo da órbita. Para resolver tal problema, Newton imaginou um canhão capaz de lançar projéteis a grandes distâncias, posicionado num local de altitude elevada, onde a influência do ar pudesse ser desprezada, devido a este ser muito rarefeito.
Colocando o