Sartre e a tica
Jean Paul Sartre
• Sartre nasceu em 1905, em Paris. Morreu em
1980, com 75 anos.
• Foi um flósofo, escritor e crítco francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel atvo na sociedade.
A participação de Sartre na Segunda Guerra
Mundial
• Com 34 anos foi convocado para servir como meteorologista. Em 1940, fora tomado como prisioneiro, fcando encarcerado até o fm de março de 1941, quando conseguiu escapar. Sartre falsifcou seus documentos, fazendo-se passar por um doente crônico. Diria depois que descobriu o sentdo real da liberdade quando se encontrava por trás das cercas de arame farpado. A experiência de prisão produziu efeitos marcantes na mente de
Sartre.
Jean Paul Sartre
• Em, 1964, Sartre recusou-se a receber o
Premio Nobel de Literatura, pois não queria que o reconhecimento influenciasse sua obra.
Sartre e o Existencialismo
• Sendo Sartre um representante do existencialismo ateu, ele defende que no caso do ser humano a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se defne, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se defnir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência. Assim, seria o próprio homem o defnidor de sua essência, e não Deus, como advogava o existencialismo cristão.
A Étca segundo Sartre
• Sartre acredita na capacidade de todo indivíduo de escolher as suas attudes, objetvos, valores e formas de vida. É uma ilusão a crença de que os valores existem objetvamente no mundo, em vez de serem criados apenas pela escolha humana.
Recomenda honestdade, ou seja, que façamos nossas escolhas individuais com plena consciência.
A Étca segundo Sartre
• Para o pensamento de Sartre, Deus não existe, portanto, se Deus não existe não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam "autentcar " a nossa conduta.
Assim não teremos justfcatva para nosso comportamento. Estamos sós, sem desculpas.