O Suicidio E Sua Rela O Com O Comportamento Impulso Agressivo
GENÉTICA
ALISSON HENRIQUE ANTUNES DA SILVA
O SUICÍDIO E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO
IMPULSIVO-AGRESSIVO
Curitiba,
2015
1. Informações Sobre o Autor
Gustavo Turecki nasceu no dia 11/05/1965, em Buenos Aires, Argentina. É formado em medicina pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e sua especialização é em psiquiatria. Mudou-se para o Canadá, onde se tornou PhD em neurociência, na cidade de Montreal.
Suas pesquisas concentram-se em examinar as experiências de vida sobre a função cerebral, e sua relação com a depressão e o suicídio. Turecki tem mais de
300 publicações em livros, revistas... Isso se deve também ao fato de que mesmo sendo pesquisador, Gustavo não abandonou sua profissão médica, assim ele fundamenta suas teses a partir de suas pesquisas e análises clínicas em pacientes.
Atualmente, Gustavo Turecki está com 49 anos, e é Professor Titular no
Departamento de Psiquiatria e Genética Humana, na Universidade de McGill, na cidade de Montreal, onde vive com a esposa e seus três filhos. Além de professor, é pesquisador e clínico no Instituto Universitário Douglas Saúde Mental, onde trata os transtornos depressivos.
2. Síntese do Texto
O suicídio é um grave problema de saúde pública, e acontece principalmente em países desenvolvidos. É provavelmente determinado pela interação de diversos fatores, entre os quais a constituição biológica do indivíduo, sua história pessoal, eventos circunstanciais, bem como o meio ambiente. Nos últimos 20 anos muitos estudos neurológicos foram feitos acerca de descobrir os fatores que predispõe este ato. Uma das descobertas foram os fatores genéticos.
Alguns desses estudos conseguiram demonstrar que a transmissão do comportamento suicida é independente da segregação familiar de morbidade psiquiátrica. Por exemplo, um estudo feito na população Amish demonstrou que o transtorno do humor agregava em uma série de famílias nessa comunidade, mas a co-segregação com o suicídio