HIST RIA DA EDUCA AO E PEDAGOGIA 2
Fases da Educação no Brasil
1º Fase da educação no Brasil
Período Jesuítico: os jesuítas foram os primeiros que chegaram ao Brasil trazendo a Educação, Padre Manoel de Nóbrega edificou a primeira escola no Brasil em Salvador, o Irmão Vicente Rodrigues foi o primeiro professor durante 50 anos ele dedicou ao ensino e a pregar a fé religiosa.
As características maiores foram quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio Studiorum, os jesuítas não ficaram em apenas ensinar as primeiras letras mais em expandir o ensino nos estudos que eles tinham quando se formavam em padres.
Durou por 210 anos este modelo de educação até que o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas de implantá-la outro método de ensino. Se existia algo muito bem estruturado, em termos de educação, o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. Este fato feito pelo Marquês marcou muito essa fase da educação trazendo também muitas implicações.
Período Pombalino: após a expulsão dos jesuítas com eles foram à organização monolítica do Ratio Studiorum, continuo a funcionar o Seminário Episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição jesuítica; a Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia, e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro, os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época.
A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados