SARESP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Observação
JUNDIAÍ
2014
AMANDA GONÇALVEZ RA: C04042-8
GABRIELA PARIGI DA SILVA RA: C023IB-8
JULIANA DE FREITA RA: C067AG-8
RENAN DA SILVA FIDELIS RA: C0268A-5
VANESSA CRISTINA DOS SANTOS RA: C1020C-1
DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Observação
Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, ministrada pela professora Anelise Dias.
JUNDIAÍ
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a observação de duas crianças, de três e quatro anos, em seus respectivos ambientes escolares.
Através dessa observação procurou-se comparar e identificar as ações da criança com as fases de desenvolvimento dessa mesma teoria, buscando uma relação da teoria com a observação prática.
Aos 3 anos a criança atinge a “maior idade”, pois é uma fase marcada pela autonomia de si: aprende a controlar os esfíncteres anais e a bexiga, já adquiriu todos os instrumentos necessários para formar frases e conversar e o desenvolvimento de maneira geral começa a dar passo mais largos. É uma idade em que a criança torna-se um indivíduo competente, comunicativo e apto para ingressar à escola.
O seu crescimento ainda é baseado na fase motora: os pés são mais firmes e mais ágeis; caminha em posição ereta e é capaz de dar voltas apertadas sem fazer complicadas manobras. Toda a sua organização motora está mais equilibrada e mais fluida — já não anda com os braços esticados e desordenados, e sim um pouco a maneira do adulto.
Gosta de subir e descer escadas correndo, mas também apreciam atividades que exigem uma delicada coordenação motora, tal como desenhar. Com um maior domínio na coordenação fina, uma criança de 3 anos já consegue abotoar e desabotoar botões e