SARESP
Trabalho apresentado junto à disciplina de
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) no Curso de Pedagogia.
JUNDIAÍ 2013
Sumário
1-INTRODUÇÃO 4
2-DESENVOLVIMENTO 5
4– CONCLUSÃO 10
5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1-INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar sobre o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que é uma avaliação de multiplica escolha, aplicada pela secretaria da educação de São Paulo, para os aluno da rede social de ensino que estão na 2ª, 4ª, 6 ª e 8 ª série do ensino fundamental, e 2º ano do ensino médio. Geralmente é aplicado ao final do ano letivo, e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino por meio do rendimento dos alunos.
2-DESENVOLVIMENTO
O Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), criado em 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar o Ensino Básico na rede estadual. Sua finalidade é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O SARESP está aberto à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão.
A prova aplicada aos alunos que estão cursando 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A partir do ano de 2013 também foi incluído os alunos do 2º ano do ensino fundamental, com a determinação da Secretaria da Educação do Estado em adotar os 7 anos de idade como a nova meta etária de alfabetização em São Paulo, enquanto no Brasil a meta é de 8 anos. Com a ampliação para o 2º ano, o total de alunos avaliados passa de 2,2 milhões para 2,5 milhões, um aumento de 13%.
As provas cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa