Opinião Pública
A pena de morte sempre foi um assunto bem integrante por onde quer que seja, é claro que em alguns países, não tem o mesmo peso do que em outros. O que ir ter no texto abaixo; são as questões políticas da pena de morte, a verdade que poucos sabem, como seria se a população soubesse da verdade, e claro a questão econômica dos países que aplicam a pena.
Pena de Morte
A realidade
Os atentados com explosivos, sequestros, assassinatos de funcionários públicos, sabotagem em aviões e outros atos de violência devido a razão políticas, com frequência têm como resultado a morte e a mutilação não só das pessoas-alvo, como também de outras que ocasionalmente se encontrem no local do ataque. É incompreensível, assim, que esses atos provoquem uma forte reação da sociedade e tenham como resultado a exigência da aplicação da pena de morte aos terroristas. Entretanto, como os responsáveis pela luta contra esses delitos têm repetido várias vezes, as execuções têm tanta possibilidade de diminuir como de aumentar o terrorismo.
Como observou um catedrático de criminologia canadense, “os que pensam realmente que o estabelecimento da pena de morte porá fim ou reduzirá o número de atos terroristas são extremamente ingênuos. Os castigos normais, incluindo a pena capital, não impressionam os terroristas ou a outros delinquentes políticos, que agem por motivação ideológica e estão propensos a fazer sacrifícios em prol de sua causa (...) Além disso, as atividades terroristas estão cheias de perigos, e o terrorista corre todo tipo de riscos mortais sem ficar intimidado com a perspectiva da morte imediata. Pode-se conceber, desta forma, que vá ser dissuadido pelo risco escasso e remoto de ser condenado à morte?”.
As execuções por crimes políticos violentos podem redundar em uma maior publicidade para os atos de terrorismo, atraindo uma grande atenção da opinião pública para as idéias dos terroristas. Essas execuções também podem criar