Introduçao ao estudo do direito
VALOR: dois pontos.
DATA DE ENTREGA: 09 de março de 2015.
ASSUNTO: Questionário.
Isabella Sic Dutra- 31566472- Sala 1S
QUESTIONÁRIO
1. Qual foi a solução, conforme HOBBES, para dar fim à brutalidade da vida social primitiva? Segundo Hobbes, a solução seria a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado. Para isso os homens tiveram que firmar um contrato entre si, no qual cada um transferia seu poder de governar a si próprio para o Estado - para que esse governasse a todos, impondo ordem, segurança e direção à conturbada vida social.
2. Como o silogismo da sociabilidade exprime os elos que vinculam “homem”, “sociedade” e “direito”? Os elos que os vinculam estão expressos no seguinte silogismo da sociabilidade: “ubi homo, ibi societas” (onde o homem, aí a sociedade); “ubi societas, ibi jus” (onde a sociedade, aí o Direito); “ubi homo, ibi jus” (logo, onde o homem, aí o Direito).
3. Qual é o conceito de “cultura”, em correlação ao mundo da “natureza”? A NATUREZA designa a totalidade das coisas, assim como originariamente são, sem transformações operadas pelo homem. O mundo da CULTURA, por sua vez, é o mundo das realizações humanas, da criação do homem, adaptando a natureza a seus fins. “é o conjunto de tudo aquilo que, nos planos materiais e espirituais, o homem constrói sobre a base da natureza, quer para modificá-la, quer para modificar-se a si mesmo” (M.REALE). Em suma, a natureza é o dado originário que foi posto à disposição do homem; a cultura é tudo aquilo que o homem extrai desse dado original mediante a sua iniciativa
4. Por que a ideia de fim e valor caracteriza a cultura? Podemos dizer que, ao contrário das leis físicomatemáticas, as leis culturais caracterizam-se por sua referibilidade a valores, ou, mais especificamente, por adequarem meios afins. Daí sua natureza axiológica (teoria dos valores) ou teleológica (teoria dos fins).
5. Como se dá a