SISVAN
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
INTRODUÇÃO
O SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e
Nutricional) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.
Esta informação ira fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
SISVAN
ATITUDE DE VIGILÂNCIA
⇓
INFORMAÇÃO PARA AÇÃO
SISVAN
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
(SISVAN) foi regulamentado como atribuição do
Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da
Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do
Ministério da Saúde e da Lei nº 8080/ 1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV – Lei Orgânica da
Saúde.
SISVAN
Baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição , que se refere à avaliação e ao monitoramento da situação alimentar e nutricional da população brasileira, fazse necessário destacar que as ações de vigilância alimentar e nutricional realizadas com os usuários do SUS devem ser incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde
SISVAN
O objetivo é a detecção precoce de situações de risco nutricional e à prescrição de ações que possibilitem prevenir agravos à saúde e reverter ao quadro de normalidade quando possível.
SISVAN
Avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes compõe a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN).
Recomenda-se que nos serviços de saúde seja realizada avaliação de consumo alimentar e antropometria de indivíduos de todas as fases da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes) e que estas observações possam ser avaliadas de forma integrada com informações
provenientes