pessoa com deficiencia
2
3
RESUMO: O presente estudo visa compreender às ações realizadas no processo de implantação do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência em situação de dependências e violação de direitos, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS). Amparada pelo princípio contributivo, como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), com ações voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade a SAS através da implantação do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, que tem por finalidade proporcionar inclusão do social das pessoas com deficiências, convívio comunitário, desenvolver atividades que estimulem a autonomia da pessoa com deficiência, fortalecimento de vínculos pessoais e inclusão social, apoio e orientação aos cuidadores familiares com vistas a favorecer a autonomia pessoa cuidada e cuidador familiar.
Palavras Chave: 1.Pessoas com Deficiência; 2. Implantação; 3. Inclusão Social.
_______________________
1.INTRODUÇÃO
Em meio ao processo de democratização nacional, sabe-se que os direitos sociais é um grande marco na contemporaneidade, que deve abranger em equidade toda a população no suprimento de suas necessidades básicas de vida, inclusive das Pessoas com Deficiência (PCD).
Segundo a ONU, há cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo, das quais 80% vivem em países em desenvolvimento. No Brasil são cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência como aponta o IBGE de 2010.
No estado de Mato Grosso do Sul, conforme IBGE de 2010 são 2.449.024 que declaram possuir algum tipo de deficiência, o que representa 4,8% da população