Pessoa com deficiência
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JÉSSICA FELSKI SOKALSKI
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
CANOINHAS
2013
JÉSSICA FELSKI SOKALSKI
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Serviço Social e Politica Social V do Curso de Serviço Social da Universidade do Contestado campus Canoinhas, sob orientação da professora: Dra. Maria Luiza Milani.
CANOINHAS
2013
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a Lei n° 9.394 de Dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional. O trabalho concentra-se no que concerne a Educação Especial. A referida política nos artigos 58, 59 e 60, define o que é a educação especial. Define também quais os serviços que serão oferecidos aos alunos com deficiência. Reitera que o atendimento educacional será realizado em escolas ou serviço especializados, atendendo as especificidades do aluno, quando não for possível inseri-lo em classes comuns. Assevera que a educação especial é dever do Estado, e tem início durante a educação infantil, de 0 a 6 anos. Define ainda o que os sistemas de ensino assegurarão ao aluno com deficiência. E que os critérios de caracterização das instituições serão estabelecidos pelos órgãos normativos dos sistemas de ensino. E que a medida preferencial do Poder Público será a ampliação dos serviços educacionais na rede pública de ensino aos educandos com deficiência.
O tema deste trabalho surgiu a partir das vivências de duas acadêmicas enquanto estagiárias de Serviço Social, ministrado na Universidade do Contestado, campus Canoinhas, em APAES. Que viabilizaram a estas acadêmicas ter contato com pessoas com deficiência, e com o trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais nestas instituições. Também surgiu da experiência de uma das componentes do grupo - também acadêmica do mesmo curso - como